Notícia Destaque

26/11/2018

05 de dezembro, dia mundial do solo.

Dia Mundial do Solo

Nesse dia 05 de dezembro comemoramos o dia Mundial do Solo. A despeito de todas as funções ecológicas, sociais e econômicas do solo, costumeiramente deixamos os problemas que ocorrem em “nosso quintal” em segundo plano, e nos atemos a despender nossa atenção para questões globais, descarregadas sobre nós de maneira sensacionalista e muitas vezes irresponsável. Narrativas como a do aquecimento global, redução na camada de ozônio entre outras, passaram a fazer parte do nosso dia a dia, desviando a atenção para problemas que realmente nos afetam cotidiana e localmente.

A conservação dos nossos solos deve ser uma das maiores contribuições para a melhoria de vida da nossa população. Conservando o solo, melhoramos as condições de trafegabilidade das nossas estradas rurais, reduzindo custos de manutenção; melhoramos as condições de oferta hídrica, reduzindo o efeito de períodos sem chuva nas lavouras; reduzimos as perdas de nutrientes, diminuindo o custo final dos alimentos ao consumidor, promovendo um impacto social e econômico positivo.

A sociedade no futuro poderá perceber que será mais efetivo voltarmos a atenção aos nossos problemas locais, os quais conhecemos melhor, temos maior capacidade financeira e gerencial para resolvê-los, e que além de tudo nos afetam com maior intensidade. Conservar os nossos solos e nossos rios, contribui para a mitigação do aquecimento global, mas sua contribuição mais importante está relacionada a melhoria na qualidade de vida do cidadão paranaense.   

Fonte: Secretaria Executiva do Prosolo - Paraná

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.