Notícia

15/04/2020

15 de Abril dia nacional de conservação de solo

Neste dia 15 de abril, comemoramos o dia Nacional de conservação de solo. 

o Dia Nacional da Conversação do Solo foi oficializado através do decreto de lei nº 7.876, de 13 de novembro de 1989.

A criação desta data foi uma iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

A escolha do dia 15 de abril é uma homenagem ao conservacionista norte-americano Hugh Hammond Bennett (1881 – 1960), considerado o “pai da conservação do solo” nos Estados Unidos e um modelo para todas as outras nações.

O solo é essencial para a produção de alimentos, por isso é um patrimônio a ser protegido para todas as gerações. É um componente vivo e sua vida depende do cuidado que temos com ele. Confira relatos de agricultores que seguiram técnicas de manejo que garantem a qualidade do solo.

Para obtenção de resultados expressivos é necessário o envolvimento de toda a sociedade, uma vez que interessa a todos a preservação dos solos, a manutenção de sua produtividade e a redução dos processos erosivos. Abordando o assunto de maneira sistêmica, sob os aspectos técnicos, econômicos, sociais e ambientais é possível controlar os processos erosivos e suas consequencias nocivas, pois ações isoladas e de curto prazo mostraram-se historicamente ineficazes. 

As ações do Programa Integrado de Conservação de Solo e Água se revertem em benefícios a toda à sociedade:
 Preservando e recompondo o meio ambiente na área rural, colocando o produtor rural como um prestador de serviços ambientais à sociedade.
 Ampliando a disponibilidade e a qualidade de água potável a partir de menor assoreamento dos rios e bacias hidrográficas;
 Reduzindo o custo e aumentado à oferta de água para geração de energia hidroelétrica e para consumo humano;
 Melhorando a conservação das estradas rurais, buscando atingir menor custo de manutenção;

Arquivo anexado:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.