Notícia Destaque

04/09/2018

PRONASOLOS INICIA OS TRABALHOS NO PARANÁ

O Paraná será o primeiro estado brasileiro a implantar o Programa Nacional de Solos no Brasil – Pronasolos, que tem por objetivo adequar uma estrutura de pesquisa em solos para aumentar o nível de conhecimento dos solos brasileiros, possibilitando sua governança por parte do poder público, valorizando o manejo sustentável dos recursos naturais, com destaque para o solo, e possibilitando ao País um desenvolvimento agropecuário ordenado e de longo prazo.

 

No Paraná o início dos trabalhos está sendo possível graças à parceria da Secretaria da Agricultura e Abastecimento com demais órgãos como Embrapa Florestas, Itaipu Binacional, Secretarias de Estado do Planejamento, da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior e do Meio Ambiente, Iapar, Iap e ITCG.

 

Os técnicos que irão atuar no projeto foram selecionados e iniciam a capacitação no dia 10 de setembro. A partir de agora o Programa entra na sua fase de coleta de solos e vegetação protetiva de rios e nascentes. Ressaltamos que será muito importante a colaboração dos proprietários das áreas rurais, pois as camionetes do Pronasolos já estarão procedendo aos levantamentos de solos e vegetação e, portanto, estarão adentrando as propriedades rurais que se encontram na Bacia Hidrográfica Paraná III, especialmente para as áreas próximas a Cascavel/Toledo, além de áreas próximas a Ouro Verde.

 

 A coleta de material (solo e vegetação) será realizada por pesquisadores da Embrapa Florestas, que é a entidade que irá conduzir o programa no Paraná, além de pesquisadores do IAPAR e técnicos contratados. O projeto terá duração de dois anos.

 

Os principais resultados do Pronasolos referem-se à constituição de uma base de dados integrada de levantamentos de solos (mapas, relatórios, perfis) e interpretações de potencialidades e limitações ao uso agrícola (aptidão agrícola, zoneamentos diversos, etc.), em nível de detalhe e escalas compatíveis com as necessidades de planejamento de uso da terra no meio rural, bem como para orientação e definição de políticas públicas, proporcionando sinergia na busca do objetivo de preservação do solo e da água no Paraná.

Fonte: Secretaria Executiva do Prosolo - Paraná

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.